Abertas as inscrições para o EGAL 2019

América Latina, a região da diversidade, da miscigenação e da pluralidade, busca a integração desde tempos ancestrais e a geografia se apresenta como uma plataforma para sua reflexão e debate. As variadas regiões culturais e ecológicas se dividem pelos limites nacionais ou por projetos políticos que almejam uma só identidade estatal; também as fronteiras físicas dos estados nacionais se fragmentam pelos interesses da globalização ou das elites políticas nacionais, enquanto os cidadãos se deslocam pelas fronteiras em busca de lugares e espaços para a convivência pacífica. Enquanto o capital global busca espaço para sua alocação e utiliza a natureza para transformá-la em mercadoria, os territórios e povos latino-americanos clamam pela autonomia; alguns resistem, outros se adaptam. As cidades crescem e as redes se densificam, transformando a ruralidade em espaços de transição fragmentados e híbridos, entre o natural, o rural e o urbano. Nesse contexto, os olhares para o interno, o plural, o local, para o que dizem os cidadãos e o que se constrói desde a sociedade também buscam se fortalecer.

O Equador e a cidade de Quito convidam ao XVII Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL), a ser realizado em abril de 2019. Este Encontro, realizado de maneira bianual há mais de 30 anos, tem como objetivo promover o intercâmbio da produção geográfica contemporânea entre investigadores, estudantes e professionais da região. Nesta ocasião, a pregunta central do encontro é: Que contribuição fazem os geógrafos diante dos desafios da integração e da diversidade na América Latina?

Eixos temáticos:

1. Epistemologia, teoria e historia da geografia na América Latina
  2. Ensino, formação e profissionalização da geografia
  3. Ecologia politica, territorio e natureza
  4. Biodiversidade, ambiente e recursos naturais
  5. Processos físicos, mudança climática e riscos
  6. Lugar, subjetividade e espaços de identidade
  7. Geografias críticas, coletivas e plurais
  8. Cidade e transformações urbano-rurais
  9. Ruralidade, desenvolvimento territorial e paisagens geográficas
  10. Espaços do entretenimento, do ócio e do turismo
  11. Planejamento, gestão e ordenamento territorial