* 1928 † 2018 - Aníbal Quijano

É com imenso pesar que informamos que o sociólogo e teórico político peruano Aníbal Quijano Obregón faleceu no dia de hoje, 31 de maio de 2018, em Lima no Peru. Nascido em 1928 em Yanama, Província de Yungay, Departamento de Áncash, no Peru, Aníbal Quijano tornou-se um destacado intelectual da América Latina e precursor da teoria da decolonialidade do poder. Foi professor na Universidade Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, e desde 1986 é professor da Universidade de Binghamton, em Binghamton, Nova York, Estados Unidos. Em 2010, fundou, e desde então dirigiu, a Cátedra "América Latina e a Colonialidade do Poder", na Universidade Ricardo Palma, em Lima.

Residiu no exterior desde a década de 1940, dois períodos em Santiago do Chile: o primeiro quando realizou seus estudos de mestrado na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO), e o segundo entre 1965 e 1971 como pesquisador da Divisão de Assuntos Sociais da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), além de um ano exilado no México em 1974, quando foi professor na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM). Participou com a conferência “Don Quijote y los Molinos de Viento en América Latina” do “X EGAL – Encontro de Geógrafos da América Latina: por uma geografia latino-americana, do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade”, que aconteceu entre os dias 20 e 25 de março de 2005, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Esta conferência está disponível online na revista do Instituto de Estudos Avançados e tornou-se referência nos estudos latinoamericanos.