Posse do Professor Pedro de Almeida Vasconcelos na Academia de Ciências da Bahia

É com orgulho que informamos que o professor Pedro de Almeida Vasconcelos tomará posse como membro titular e fará o discurso dos novos membros de 2018 da Academia de Ciências da Bahia, no dia 06 de junho às 18h, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dentre suas pesquisas, podemos destacar os estudos sobre a Região Metropolitana de Salvador e a questão regional. O professor Pedro de Almeida Vasconcelos é um dos principais geógrafos do Nordeste e do Brasil e uma referência destacada nos estudos urbanos e regionais, bem como na área de Geografia Histórica. A Academia de Ciências da Bahia (ACB) tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem estar social no nosso País, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia.

Graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1969), com mestrado em Urbanisme et Aménagement du Territoire - Université Catholique de Louvain (1973), Ph.D em Geografia - Université d´Ottawa (1985) e pós-doutoramento na Université de Paris IV - Sorbonne (1994-1995), Pedro de Almeida Vasconcelos foi Professor Titular em Geografia da Universidade Federal da Bahia e atualmente é professor do quadro permanente da Universidade Católica de Salvador, atuando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia. Recebeu o título de "Cidadão da Cidade do Salvador" da Câmara Municipal da Cidade de Salvador (2014), foi homenageado no XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana de Fortaleza (2015) e recebeu o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia - FAPESB (2017).