As Últimas Publicações dos Professores do Departamento de Geografia da USP

Geografia Urbana Crítica: Teoria e Método

Organizadores: Ana Fani Alessandri Carlos, César Simoni Santos, Isabel Pinto Alvarez

Editora: Contexto

Ano: 2018

A urgência de uma Geografia crítica e radical advém tanto das necessidades concretas impostas pela crise do mundo moderno, quanto de uma crise teórica que se restringe a um pensamento que simplifica a compreensão da realidade. Esta obra espelha a produção de um conhecimento a partir da Geografia do urbano: é um dos resultados da construção coletiva de um método alcançado pela reflexão de um grupo de estudiosos que se propõe a pensar a realidade a partir do espaço socialmente produzido. Ao rejeitar modelos simplistas, os autores apresentam um retorno ao pensamento crítico que busca compreender a complexidade do real em sua totalidade. Esta obra se opõe, assim, às estéreis padronizações do pensamento e à repetição infindável de fórmulas preconcebidas, alimentando e incentivando o debate coletivo, para além dos muros da academia.

 

Metrópole, Metropolização e Regionalização

Autora: Sandra Lencioni

Editora: Consequência

Ano: 2017

A metamorfose da urbanização, pela metropolização recompõe a centralidade da metrópole e na contínua produção do espaço se constituem novas regionalizações. As regiões metropolitanas se esgarçam, ampliam suas órbitas e capturam novos espaços ao mesmo tempo que se fragmentam e recompõem as hierarquias entre os lugares. Uma evidente transformação a revelar que estamos vivendo um novo século que não é só cronológico, pois traz uma nova forma de viver sob o manto de um capitalismo global financeirizado. A tessitura dessa realidade nova se apresenta como um labirinto de questões que esse livro aceitou o desafio de discutir.

 

Atlas: Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia

Autora: Larissa Mies Bombardi

Editora: Laboratório de Geografia Agrária, FFLCH – USP

Ano: 2017

Este Atlas é resultado de um trabalho intenso que vem sendo desenvolvido nos últimos três anos. Toda a parte técnica de cartografia e de design foi realizada solidariamente. A ideia é que as informações aqui contidas possam circular e possam ser um importante instrumento de conscientização e, também, de suporte para políticas públicas que envolvam a proteção da população exposta aos agrotóxicos.

 

Atravessando a Geografia, Marx, Lefebvre e os Situacionistas

Organizadores: Amélia Luisa Damiani e Ricardo Baitz

Editora: Tiragem Livre

Ano: 2017

O livro publiciza artigos cuja marca é a formação de longa duração propiciada pelo encontro dos pesquisadores no Laboratório de Geografia Urbana – LABUR – do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O livro é composto por nove artigos que, valendo-se dos conteúdos mais íntimos da Geografia – principalmente a Geografia Urbana -, de Karl Marx e de Henri Lefebvre, apresentam uma leitura possível do real. Metodologicamente, a costura mais interna consiste em “partir de”: os textos partem dos autores lidos, sem com eles se conformar, pois buscam atualizar – seja a ciência, seja o pensamento de Marx, seja o de Henri Lefebvre. Por fim, trata-se do primeiro volume da série, ou volume de inauguração de um projeto editorial que pretende, igualmente, ser persistente – e de longa duração – motivando assento aos novos pesquisadores, bem como assegurando espaço àqueles que são as referências, a partir de quem tudo foi possível.