Pesquisadores do LERGEO participaram do 56º ICA em Salamanca na Espanha

Pesquisadores do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (LERGEO) participaram do 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA), que foi realizado na Universidade de Salamanca na cidade de Salamanca na Espanha entre 15 e 20 de julho. Sob o lema "Universalidade e particularismo nas Américas", esta edição do ICA enfocou a reflexão sobre a dialética entre a universalidade e os particularismos na produção do conhecimento, um diálogo no qual a necessidade de conhecer os particularismos dos fenômenos sociais, políticos, artísticos e culturais obriga a formular novas hipóteses que enriquecem e reformulam as grandes teorias gerais das ciências e humanidades.

                

O caráter interdisciplinar e inclusivo que caracteriza o ICA desde o seu início em 1975, como um congresso de estudo de área no seu sentido completo, torna ainda mais significativa esta dinâmica de produção do conhecimento. Com um caráter interdisciplinar e inclusivo, o ICA reúne pesquisadores que estudam o continente americano, desde o Alaska até a Terra do Fogo, incluindo o território do Caribe, a partir da análise de sua política, economia, cultura, línguas, história e pré-história. O sentido desta edição foi a apresentação de propostas e participação na análise e na reflexão sobre as especificidades das Américas e do Caribe com o objetivo de enriquecer as grandes teorias gerais.

A professora doutora Sandra Lencioni coordenou, juntamente com a professora doutora Sonia Vidal-Koppmann, o "Simpósio Dinâmica socio-territorial das metrópoles latino-americanas" no Eixo Temático Estudos Sociais do 56º ICA. O objetivo do simpósio consistiu em compreender criticamente as transformações socio-territoriais nas metrópoles latinoamericanas, mediante a análise de processos fundamentais que têm impactado nas mesmas desde os anos 1990, no sentido de problematizar as dinâmicas metropolitanas e as estratégias para a tomada de decisões e a construção de políticas urbano-territoriais. A professora doutora Sandra Lencioni apresentou o trabalho "Metropolização regional e megarregiões". Já o pesquisador doutor Eudes Leopoldo apresentou o trabalho "O metropolitano, o financeiro e o regional na nova dialética da produção do espaço".

Mais informaçõeshttp://ica2018.es/