Abertas as inscrições para o IV SEDRES: democracia e desigualdades regionais

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional em parceria com o Mestrado Acadêmico em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas realizam no período de 4 a 6 de setembro na Universidade Federal do Tocantins – UFT na cidade de Palmas o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SEDRES), cujo tema é "Democracia e Desigualdades Regionais". O SEDRES nasceu com o propósito de fomentar e fortalecer a interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros em torno das discussões sobre o desenvolvimento regional. O evento foi planejado para ser bianual, inicialmente, para suprir uma lacuna da área de Planejamento Urbano Regional/Demografia, intercalando-o com o ENNAPUR. Mas, hoje, é considerado o evento mais importante da área devido sua abrangência e aceitação pelos pares que elegem a próxima sede e comitê organizador, de forma democrática, a cada edição. A idealização do Sedres foi chancelada, no ano de 2011, na Assembleia Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

Já em agosto de 2012, ocorreu a 1a edição do evento na cidade do Rio de Janeiro a partir da parceria dos programas da UNISC, FURB, UFPA e IPPUR vinculados à área. Dessa forma, a UFRJ, da região sudeste, inaugurou a realização do evento com o tema “Abordagens e experiências”, que expressava o desejo de agregar todas as abordagens de estudos empíricos, reflexões teóricas e demais propostas nas diversas dimensões - econômica, social, política e cultural - em diferentes escalas do desenvolvimento. Na 2a edição, foi a vez da região nordeste, que teve o tema “A diversidade Regional Brasileira em perspectiva”. O evento foi realizado em Campina Grande-PB, pelo Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no período de 13 a 15 de agosto de 2014. A 3a edição foi realizada na região sul do país, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau - Furb, no período de 14 a 17 de setembro de 2016.  Dessa vez, o tema escolhido foi: A questão Regional uma questão (de) política.

Mais informações e inscriçõeshttp://eventos.uft.edu.br/index.php/sedres/sedres4