XV Semana de Geografia acontece no Departamento de Geografia da USP

Até amanhã (19 de outubro) acontece a XV Semana de Geografia do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo no Auditório Milton Santos. O mote das discussões está sobre a perspectiva de que o ensino público brasileiro apresenta hoje um quadro preocupante diante do sucateamento e precarização que o sistema educacional vem sofrendo. Assim, as atividades do projeto pressupõem o compromisso ético da comunidade acadêmica na abordagem de problemas da sociedade contemporânea sob a perspectiva do ensino de geografia e apontam a possibilidade da construção de um novo espaço de diálogo que discunta o pensar e o fazer da geografia na sala de aula e sua relação com o mundo.

As integrações e trocas das diferentes instâncias educativas, de experiências e vivências entre profissionais do ensino de geografia, estudantes da graduação e da escola pública, são elementos na construção de parâmetros educacionais próximos às necessidades de compreensão que a sociedade comporta. Seria um momentos de discussão e reflexão da formação de professores e das questões estruturais concernentes à educação, sendo o público-alvo alunos, professores e estudantes da graduação em geografia. A formação dos professores se constitui numa questão central no contexto mais amplo da educação brasileira. Por essa mesma razão é objeto das atuais reformas educacionais e precisa ser contemplado no âmbito dos debates acadêmicos e das entidades científicas e profissionais.

Mais informações: