I Seminário de Pesquisa Amazônias Contemporâneas: conflitos e perspectivas

A Amazônia representa mais de 50% do território nacional, abriga uma rica sociodiversidade, a maior biodiversidade do planeta, o principal banco de genoma do mundo, uma vastidão em recurso hídrico e mineral. Esse conjunto de riquezas mobiliza uma imbricada rede de interesses nas mais diferentes escalas. Inclusive do conhecimento. Considerada a derradeira fronteira de expansão do capitalismo, desde os primórdios coloniais, as dinâmicas políticas e econômicas têm consagrada a Amazônia como um grande almoxarifado de recursos naturais, com vistas a atender às necessidades de estados e países do capitalismo central. Discutir esse complexo cenário é uma das tarefas urgentes no Brasil atual.

Diante disso, será realizado o I Seminário de Pesquisa do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e as associadas Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), cujo tema é “AMAZÔNIAS CONTEMPORÂNEAS: CONFLITOS E PERSPECTIVAS” e que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2018, no Anfiteatro de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, das 9h às 17h30min.

O objetivo do evento é discutir conflitos na Amazônia a partir de pesquisas em andamento, que tratam de temas como mineração, acesso à água, conflitos em terras indígenas, entre outros, por meio de casos localizados na Ilha do Marajó, no Baixo Amazonas, em Belém, na Amazônia Atlântica e em Carajás. Além disso, também serão abordados temas como educação indígena e a especificidade da urbanização amazônica. Outro foco do evento é disseminar os esforços de pesquisadores(as), centros, institutos e universidades amazônicos dedicados a interpretar a realidade local.

Mais informações: