Abertas as inscrições para o I Simpósio Nacional de Geografia Regional na Unifesspa

A proposta do I Simpósio Nacional de Geografia Regional (I Singer) é um convite ao debate sobre a teoria regional no movimento da produção do conhecimento geográfico, no sentido de aprofundar os conceitos de região, regionalização e regionalismo, bem como de conhecer as novas abordagens regionais produzidas no âmbito do pensamento geográfico brasileiro.

Destaque Singer

O evento objetiva problematizar a produção do espaço a partir da teoria regional, indagando sobre o lugar das regiões, fronteiras e novas relações cidade-campo na compreensão geográfica do mundo contemporâneo.

A troca de ideias a partir de diferentes olhares e abordagens permitirá a convergência de esforços para pensar uma atualização da teoria regional e o entendimento de sua potência para explicar e revelar o nosso tempo histórico, o século XXI.

O lugar onde se realiza o simpósio, que é uma das mais destacadas regiões de fronteira do Brasil contemporâneo, o sul e sudeste do Pará, é um importante contexto para se pensar a produção da região, as determinações das fronteiras e as novas relações cidade-campo, que constituem diferentes regionalizações do espaço. Trata-se do primeiro simpósio da área de Geografia Regional na Geografia brasileira, que vem justamente em um momento no qual o pensamento geográfico brasileiro se volta à redescoberta da categoria região e das abordagens regionais.

O Simpósio Nacional de Geografia Regional vai trabalhar em três grupos de trabalho: GT 01 Metropolização, urbanização e regionalização - o objetivo é a compreensão e análise crítica da produção do espaço urbano, metropolitano e regional e a problematização dos fenômenos urbanos e metropolitanos pelos processos de regionalização; GT 02 Regionalismos e contradições do planejamento regional - objetiva a interpretação e explicação da teoria regional, dos regionalismos políticos, econômicos e culturais nos diversos momentos da produção do espaço e dos limites e possibilidades do planejamento regional; GT 03 Dinâmicas regionais do desenvolvimento - objetiva a identificação e análise das distintas dinâmicas espaço-tempo dos agentes regionais e seus processos de produção do espaço regional, as diferentes escalas de ação e de análise dos processos socioespaciais, as estratégias e instrumentos do desenvolvimento.

Confira a programação geral:

1º dia (24/04)

Trabalho de Campo em Serra Pelada e Eldorado dos Carajás.

2º dia (25/04)

8h - Credenciamento

8h30 às 9h - Mesa de Abertura

9h às 12h - Mesa Inaugural – O desenvolvimento desigual em suas múltiplas escalas: fronteiras, regionalismos e contradições do planejamento regional

14h às 16h30 - Grupos de trabalho

16h30 às 17h30 - Lançamento de Livros

17h30 às 20h30 - Mesa 2 – Urbanização, metropolização e regionalização: as novas relações cidade-campo

3º dia (26/04)

9h às 12h - Mesa 3 – Turismo, políticas públicas e desenvolvimento regional

14h às 17h - Mesa 4 – Dinâmicas regionais do desenvolvimento

17h30 às 20h30 - Mesa de Encerramento – Questão regional e perspectivas de análise em Geografia: contribuições teórico-metodológicas

20h30 - Plenária Final

Alguns palestrantes e debatedores já estão confirmados para o evento. Entre eles o Prof. Dr. Andrey Minin Martin (Unifesspa), Prof. Dr. Edir Dias (UFPA), Prof. Dr. Eduardo de Melo Salgueiro (Unifesspa), Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito (UNESP), Prof. Dr. Eudes Leopoldo (Unifesspa), Prof. Dr. Hugo Serra (Unifesspa), Profª Drª Iná Elias de Castro (UFRJ), Prof. Dr. Jan Bitoun (UFPE), Profª Drª Kelly Cristine Bessa (UFT), Prof. Dr. Márcio Douglas Brito Amaral (UFPA), Profª Drª Maria Goretti da Costa Tavares (UFPA), Prof. Dr. Maurilio de Abreu Monteiro (Unifesspa), Profª Drª Olga Firkowski (UFPR), Prof. Dr. Rafael Gumiero Gonçalves (Unifesspa), Profª Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP), Prof. Dr. Rogério Haesbaert (UFF), Prof. Dr. Rogério Marinho (Unifesspa), Prof. Dr. Rogério Miranda (Unifesspa), Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior (UFPA), Profª Drª Sandra Lencioni (USP), Profª Drª Selma Paula Maciel Batista (UEA), Prof. Dr. Sergio Moreno Redón (Unifesspa), Prof. Dr. Tadeu Alencar Arrais (UFG), Prof. Dr. Tiago Veloso dos Santos (IFPA).

Serviço:

I Simpósio Nacional de Geografia Regional (I Singer)

Data do evento: 24 a 26 de abril

Prazo para submissão de propostas de resumos expandidos e trabalhos completos: prorrogação até 31 de março

Inscrição de livros para sessões de lançamento: até 05 de abril

Mais informações: Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço (Gerpe), Instituto de Estudos do Trópico Úmido (Ietu), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), pelo email: gerpe@unifesspa.edu.br ou pelo fone: (94) 2101.5934.

Site: https://gerpe.unifesspa.edu.br/en/noticias/90-i-simpósio-nacional-de-geografia-regional