Inscrições abertas para o Seminário Internacional Finanças na Produção Imobiliária e de Infraestruturas: novos processos espoliativos nas cidades latino-americanas

Entre os dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro de 2019, acontecerá o Seminário Internacional Finanças na Produção Imobiliária e de Infraestruturas: novos processos espoliativos nas cidades latino-americanas, que acontecerá no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). O seminário se coloca como uma terceira etapa no desenvolvimento da interlocução de pesquisadores, e avança no debate internacional iniciado com a Escola de Ciência da USP, que aconteceu em 2017 com o título Produção imobiliária e infraestrutura: desigualdade, financiamento e planejamento territorial na América Latina e ampliado no Seminário Internacional Financeirização e estudos urbanos: olhares cruzados Europa e América Latina, que aconteceu em São Carlos, em 2018. Esses eventos refletem preocupações coletivas destes pesquisadores, que organizados inicialmente no Projeto "Financeirização da Cidade: Estratégias de valorização imobiliária e produção da desigualdade" (Cnpq Universal - Processo nº. 461.705/2014-1, 2015-2018) expandiram o debate para uma escala latino-americana através da constituição GT Clacso "Espoliação imobiliária e crítica contra hegemônica” (2017-2019). O objetivo principal do presente Seminário é aprofundar o debate sobre a crescente aproximação no tempo e no espaço da produção de infraestrutura e o imobiliário, compreendendo as transformações recentes de reforço dos processos de privatização e suas implicações na acumulação capitalista e reprodução social. Sustenta-se que a unificação dos estudos sobre infraestruturas e serviços urbanos, imobiliário e políticas públicas sob predomínio de lógicas financeiras pode ajudar na compreensão dos processos de reestruturação particulares às cidades latino-americanas, onde essas supostas relações hegemônicas prenunciam com mais força os efeitos desses processos em termos de produção de desigualdade. Busca-se numa perspectiva multidisciplinar ampliar o conhecimento sobre essa condição nova, com preocupações teóricas e de método. Nesse sentido o seminário visa articular estudiosos da América Latina que se debruçam sobre a produção da cidade e sua face atual de espoliação urbana e financeira, com o intuito de promover o conhecimento sobre estes processos, discutir a constituição de novas políticas e articular resistências.

O Seminário Internacional, organizado em três dias, se estrutura em torno de dois eixos, que nortearão as conferências, mesas redondas e sessões temáticas. O primeiro dia organiza-se em torno do Eixo 01 “Financeirização e transformações na produção imobiliária e de infraestruturas” e visa aprofundar o debate sobre políticas, estratégias, instrumentos financeiros e agentes relacionados à produção e gestão do imobiliário e das infraestruturas nas cidades latino-americanas. Procura-se discutir neste dia a hipótese de uma importante relação entre a dominância financeira e o movimento crescente de articulação entre a infraestrutura e o imobiliário enquanto racionalidade para ampliar a acumulação via produção do espaço. O segundo dia organiza-se em torno do Eixo 2 “Transformações na lógica de apropriação da cidade, espoliação e conflitos urbanos” e visa discutir as mudanças evidenciadas na reprodução social (exploração da natureza, endividamento e novas modalidades de espoliação) articuladas a esses processos. A hipótese transversal a todos debates do dia é a emergência de novos processos espoliativos, respondendo à necessidade de atualizar e problematizar o conceito de espoliação, tão caro aos estudos dos conflitos urbanos no Brasil. A fim de articular os dois eixos, sistematizar os principais resultados e propor desdobramento, no terceiro dia serão constituídos Grupos de Trabalho com a presença dos organizadores do evento, palestrantes e pesquisadores participantes das sessões temáticas.

Mais informações: I Circular do Seminário