2018

XV Semana de Geografia acontece no Departamento de Geografia da USP

Até amanhã (19 de outubro) acontece a XV Semana de Geografia do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo no Auditório Milton Santos. O mote das discussões está sobre a perspectiva de que o ensino público brasileiro apresenta hoje um quadro preocupante diante do sucateamento e precarização que o sistema educacional vem sofrendo.

Imagens do Seminário 40 Anos da Geografia Crítica

A Mesa de Abertura do "Seminário 40 Anos da Geografia Crítica: sua atualidade na Geografia Humana da FFLCH/USP" com Profª Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz, Profª Drª Glória Alves e Profª Drª Ana Fani Alessandri Carlos, realizado no dia 15 de outubro de 2018 no Auditório Nicolau Sevcenko do Prédio de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Abertas as inscrições para o IV SEDRES: democracia e desigualdades regionais

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional em parceria com o Mestrado Acadêmico em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas realizam no período de 4 a 6 de setembro na Universidade Federal do Tocantins – UFT na cidade de Palmas o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SEDRES), cujo tema é "

Pesquisadores do LERGEO participaram do IGU Regional Conference em Quebec

A União Geográfica Internacional (UGI) e a Université Laval realizaram de 06 a 10 de agosto o IGU Regional Conference em Quebec no Canadá. Trata-se de um dos mais importantes encontros mundiais da Geografia, que reúne diversos geógrafos do mundo inteiro. O tema deste ano foi "Apreciando a diferença", apontando para reflexões e discussões sobre a diversidade das paisagens, pessoas e conhecimentos que constituem nosso mundo contemporâneo e os desafios engendrados por tais diferenças.

Abertas as inscrições para o IV SIMEGER

O IV Simpósio Internacional Metropolização do Espaço, Gestão Territorial e Relação Urbano-Rural será realizado no Rio de Janeiro entre 21 e 26 de outubro deste ano pela associação entre o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização - NEPEM - (PUC-Rio), o Grupo de Estudos Rurais e Urbanos - URAIS - (PUC-Rio) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Produção do Espaço, Trabalho e Gênero - LABORES - (PUC-Rio).

Realização em agosto do II Congresso de Geografia Regional em Luján na Argentina

O Grupo de Estudios de Geografía Económica y Comercio Internacional (GECI) da Universidad Nacional de Luján (UNLu) e o Grupo de Estudios Regionales (GER) da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) realizam entre 13 e 14 de agosto de 2018 o II Congresso de Geografia Regional (II CGR), com o objetivo de produzir um espaço de intercâmbio acadêmico multidisciplinar focalizado em um conceito central da Geografia: a região.

2º Seminário Nacional de Desenvolvimento Regional

O Mestrado de Desenvolvimento Regional da Faculdades Integradas de Taquara realiza o 2º Seminário Nacional de Desenvolvimento Regional: desafios para o século XXI entre os dias 04 e 05 de outubro na cidade de Taquara, Rio Grande do Sul. O evento está com inscrições abertas para envio de resumos.

Para mais informações e inscrições: https://www2.faccat.br/portal/seminariodr2018 

Curso de Extensão Henri Lefebvre e a Problemática Urbana

O Grupo de Geografia Urbana Crítica Radical (GESP) organiza de 06 à 11 de agosto no Departamento de Geografia (DG) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) o curso de extensão Henri Lefebvre e a Problemática Urbana, cujo público alvo são profissionais, professores, pós-graduandos, pesquisadores e demais interessados na temática do urbano e na obra de Henri Lefebvre.

Páginas