São Paulo

Seminário Internacional Economia Política do Turismo

De 26 a 31 de outubro de 2019 em São Paulo, o Departamento de Geografia (DG) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e a IGU Tourism Comission da International Geographical Union (IGU) realizam o "Seminário Internacional Economia Política do Turismo". O evento tem como premissa a ideia de que o turismo se revela, objetivamente, no interior do processo social e histórico, conflituoso e contraditório da produção do espaço.

I Seminário de Pesquisa Amazônias Contemporâneas: conflitos e perspectivas

A Amazônia representa mais de 50% do território nacional, abriga uma rica sociodiversidade, a maior biodiversidade do planeta, o principal banco de genoma do mundo, uma vastidão em recurso hídrico e mineral. Esse conjunto de riquezas mobiliza uma imbricada rede de interesses nas mais diferentes escalas. Inclusive do conhecimento.

XV Semana de Geografia acontece no Departamento de Geografia da USP

Até amanhã (19 de outubro) acontece a XV Semana de Geografia do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo no Auditório Milton Santos. O mote das discussões está sobre a perspectiva de que o ensino público brasileiro apresenta hoje um quadro preocupante diante do sucateamento e precarização que o sistema educacional vem sofrendo.

Imagens do Seminário 40 Anos da Geografia Crítica

A Mesa de Abertura do "Seminário 40 Anos da Geografia Crítica: sua atualidade na Geografia Humana da FFLCH/USP" com Profª Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz, Profª Drª Glória Alves e Profª Drª Ana Fani Alessandri Carlos, realizado no dia 15 de outubro de 2018 no Auditório Nicolau Sevcenko do Prédio de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Seminário 40 Anos da Geografia Crítica

O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH) e o Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (LERGEO) realizam no dia 15 de outubro de 2018 o "Seminário 40 Anos da Geografia Crítica: sua atualidade na Geografia Humana da FFLCH/USP" no Anfiteatro do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. O objetivo deste seminário é discutir e problematizar o legado e a potência do movimento da Geografia Crítica no Departamento de Geografia da FFLCH/USP, trazendo à tona sua importância no desvendamento do mundo moderno e a atualidade do pensamento crítico na produção do conhecime