Singer

Publicação do Primeiro Volume do Dossiê do I SINGER na Confins

A teoria regional ganha cada vez mais destaque importante no pensamento geográfico e nas ciências sociais e humanas em geral, suscitando novas abordagens e perspectivas teórico-metodológicas. Após algumas décadas de ostracismo no pensamento geográfico brasileiro, a teoria regional emerge no sentido de dar conta das diferenças e fragmentações em tempos de globalização e homogeneização; enquanto que em outras “escolas” de geografia, como a francesa, a inglesa e a norte-americana, mesmo após a virada para uma perspectiva crítica e dialética, ela continuou como parte essencial do movimento do pensamento. Não se trata do retorno da Geografia Regional como paradigma científico, mas da compreensão da teoria regional como caminho teórico-metodológico imprescindível para pensar o mundo contemporâneo. Crescentemente, a Geografia brasileira compreende que a teoria regional se constitui como chave para a interpretação das diferenças e da relação entre o fragmento e a totalidade, o fato e a representação, situando a potência da categoria região como uma relação social, que materializa determinações particulares e, ao mesmo tempo, universais da produção do espaço.

Nesse contexto, foi realizado o I SINGER – Simpósio Nacional de Geografia Regional pelo Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço na Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Gerpe/FCH/Ietu/Unifesspa), cujas apresentações constituem o Dossiê de Geografia Regional ora publicado pela prestigiada revista Confins e um segundo volume está em preparação. O primeiro volume do Dossiê Geografia Regional é constituído por artigos dos professores Sandra Lencioni (USP), Rogério Haesbaert (UFF), Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP), Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior (UFPA), Eudes Leopoldo (Unifesspa), Eliseu Sposito (Unesp/PP), Olga Firkowski (UFPR) e Kelly Bessa (UFT).

O I SINGER foi concebido como um convite ao debate sobre a teoria regional no movimento da produção do conhecimento geográfico, no sentido de aprofundar os conceitos de região, regionalização e regionalismo, bem como de conhecer as novas abordagens regionais produzidas no âmbito do pensamento geográfico brasileiro. O objetivo central foi problematizar a produção do espaço a partir da teoria regional, indagando sobre o lugar das regiões, fronteiras e novas relações cidade-campo na compreensão geográfica do mundo contemporâneo. A troca de ideias a partir de diferentes olhares e abordagens permitiu a convergência de esforços para pensar uma atualização da teoria regional e o entendimento de sua potência para explicar e revelar o nosso tempo histórico: o século XXI. O lugar onde se realizou o simpósio - uma das mais destacadas regiões de fronteira do Brasil contemporâneo, o sul e sudeste do Pará - foi uma importante situação geográfica para as apresentações e debates realizados. Tratou-se do primeiro simpósio da área de Geografia Regional na Geografia brasileira, que vem justamente em um momento no qual o pensamento geográfico brasileiro se volta à redescoberta da categoria região e das abordagens regionais.

Confira os artigos do Dossiê de Geografia Regional: clique aqui

 

WhatsApp Image 2020 03 22 at 14.41.18